Arquivo do blog

Paletas de Sombras e Maletas de Maquiagem com Frete Grátis
Tecnologia do Blogger.
27 de outubro de 2014
Fundo de emergência, você tem o seu?

dinheiro - fundo de reservas
Morando sozinha ou não, você precisa ler esse texto. Em algum momento você já parou para pensar como andam as suas reservas? Lá no fundo a gente sabe que juntar dinheiro é sempre bom, e muitas vezes até conseguimos economizar para realizar alguns dos nossos sonhos, como uma viagem, por exemplo. Mas e o fundo de emergência, você já parou para pensar sobre ele?
Eu comecei a priorizar mais a minha estabilidade financeira . Pois sempre pensei que se qualquer imprevisto acontecesse, eu não ficaria na mão em questão de grana. E assim, sempre que podia ia juntando pouco a pouco, sem metas nem nada, apenas juntando.
Depois de algum tempo aprendi que juntar dinheiro apenas por juntar não é uma atitude tão inteligente. Mesmo juntando, nós temos que ter uma meta e uma finalidade para ele. Ex: esse valor aqui é para a entrada do meu apartamento, esse outro é para o meu fundo de emergência e por ai vai… Outra atitude inteligente é estipularmos um valor fixo para tal finalidade. Ex: agora todo mês vou juntar R$50,00 para o meu fundo de emergência. Assim, criamos um compromisso com nós mesmas.
Falando assim parece ser bem simples né? Mas na prática a realidade é outra. Principalmente para quem tem dificuldade para guardar dinheiro. Mas algo que não devemos esquecer é que podemos mudar nossa realidade através das nossas escolhas. Você prefere viver sempre no sufoco ou deitar a cabeça no travesseiro em paz com a sua vida financeira?
Se você acha finanças um assunto chato e cansativo, e por isso nunca teve interesse em ter controle total da sua vida financeira, vou facilitar para você e utilizar uma linguagem simples.
Para mim quem nunca se interessou por ter controle total da sua vida financeira nunca experimentou a sensação do: planejei e deu certo. Gente, sério, essa sensação é incrível. Principalmente se tratando de traçar metas para realizar os nossos sonhos. Mas isso é assunto para outro post, se não vou acabar escrevendo dois livros ao invés de um.
Quer saber por que ter um fundo de emergência é muito importante para sua vida?
1. Segurança: e se o pneu do carro fura? E se aparece aquele livro caro da faculdade para comprar? E se (batendo na madeira três vezes) você perde o seu emprego? É ai que entra uma das grandes vantagens de ter um fundo de emergência. Ao invés de recorrer ao cartão de crédito, parcelamentos ou até pedir dinheiro emprestado, você poderá cobrir sem problema algum o seu gasto.
2. Consiga descontos: Pagando à vista você tem muito mais descontos do que se optar por outro meio de pagamento. Quem opta por essa opção consegue mais vantagens.
Ok, quero fazer meu fundo de emergência mas nunca sobra dinheiro, o que fazer? Bom, ai é a hora de começar a colocar os seus gastos na ponta do lápis, pois tenho certeza que você é capaz de “enxugar” seu orçamento em alguma parte. Algumas dicas que podem te ajudar:
 Alguns especialistas dizem que o ideal para um fundo de emergência é você ter cerca de três vezes o valor da sua renda guardado. Isso trás maior segurança para superar qualquer eventualidade. Mas então como conseguir todo esse valor? Simples, não importa com quanto, mas comece com algum valor. Claro que quanto mais você juntar, mais rápido você terá o valor desejado. Mas não deixe a falta de dinheiro disponível no momento impedir você de começar.
 Hoje ainda dê uma conferida no seu orçamento. Se você acha que é impossível fazer sobrar dinheiro, comece a colocar na ponta do lápis todos os seus gastos. Eu tenho CERTEZA que tem algum pedacinho que da para cortar ou economizar. Fazendo assim, você pode investir a diferença para garantir a sua estabilidade no seu fundo de reserva.
 Encare o fundo de reserva como uma dívida com você mesma. Assim como você paga o seu aluguel, a prestação do seu carro e mensalidade da faculdade, “pague” o seu fundo de reserva. Uma dica para quem costuma se enrolar é colocar o valor no débito automático. Pois assim que seu salário chegar, você nem vai sentir falta desse dinheiro.
Agora ninguém tem mais desculpa para não ter o seu fundo de emergência, heim?

0 comentários: